ANÚNCIO


sábado, 20 de dezembro de 2014

Trilhas: Então? É Natal!

2014 é um ano atípico. Simone está cantando menos “então é natal”, Sarney cogitou férias, os Irmãos Castro negociaram com Obama, o país do futebol perdeu, em casa, de 7 a 1, para o país da filosofia, e existem políticos brasileiros corruptos presos. Vocês vão me lembrar que Maluf será empossado representante do Povo porque sua ficha não está suja, apesar dele ter malufado a vida inteira, mas a verdade é que espancar maus servidores públicos, sobretudo os crônicos, também cansa, e é preciso uma folga natalina, a de hoje, deste sábado pré hohoho, pré bom velhinho, pré distribuição de presentes. Um sábado de presenteações e agradecimentos.   
É lógico que a pausa de denunciar os comportamentos coloniais dos servidores públicos nesta República de 115 anos só vale pra hoje. Afinal, não se pode parar mais de um dia num país bilionário onde sete milhões de humanos têm fome. E o trabalho de um Artista, de um Intelectual, passa pela propagação da palavra. Se a Coisa Pública, a Res, continua em perigo em todos os lugares do Brasil, públicos e privados, com raríssimas exceções, é porque a propagação da palavra é cochichada e ainda depende de delações premiadas. A maioria dos políticos brasileiros se elege para chegar à coisa pública e saqueá-la, e as leis, mesmo as criadas pelo Povo para desratizar os três poderes, esbarram em supercorruptos, como Maluf, que assumirá a deputança para representar o Povo Brasileiro, mesmo impedido de entrar em alguns lugares do Planeta por roubá-lo. 
Mas é Natal, Simone tem cantado menos, e é bom trocar presentes, desejar augúrios e descansar as mãos do bate-bate que elas andam exaustas. De presente ao Secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, que assumirá em janeiro, meu apoio no que for necessário à reconstrução da combalida produção artística e os três primeiros meses de observação silenciosa.
À gestão Wagner, os parabéns – com ressalvas – pela construção do Mercado do Rio Vermelho, um presente para quem ama mercados, para quem frequenta Sete Portas, semanalmente, para quem sentia falta de uma Boqueria, como a de Barcelona, ou um Mercado Municipal, como o de São Paulo, na Bahia. A ressalva fica por conta da não inauguração da Feira de São Joaquim e do Mercado de Paripe, que contestam a máxima do governo de que faz pra quem mais precisa... 
À gestão Wagner meus agradecimentos pelo convívio com Edmond Lucas e Fátima Mendonça, que não conseguiram desmontar o bate-bate, mas conquistaram minha amizade com inteligência e bom humor. Farão falta ao governo de Rui Costa. Espero que os gestores presenteiem a Bahia com mais ação e menos publicidade, porque nenhuma propaganda é melhor que um primeiro lugar como gestor, como Neto recebeu do povo, melhor prefeito do Brasil, pesquisa Vox Populi.
Não tem temtemtem que suplante isso. Por fim, a dica básica de que eu não sou oposição. Eu sou uma artista que opina e reage. Como deve ser. Porque a verdadeira tragédia de uma Sociedade é não ter quem desempenhe o poder da fala, da escrita, nem contra, nem a favor de suas histórias e estórias. Uma Sociedade muda. Quando Galileu disse “e no entanto se move”, quando Hitler vendeu 50 mil exemplares de Mein Kampf e foi escritor de um best seller antes de ser o Furer da segunda guerra mundial, a palavra estava dita e escrita. Não houve omissões ou mentiras. Ninguém enganou ninguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário